Obras do VLP - Veículo Leve sobre Pneus que ligará Gama e Santa Maria e entorno Sul ao Plano Piloto devem ser concluídas em 2013

A obra vai custar R$ 530 milhões aos cofres públicos e deve ser entregue à população em junho de 2013, um mês antes da realização da Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo de 2014.
O Expresso DF é um modelo de transporte coletivo constituídos por veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas. Os novos veículos ligarão Gama, Park Way, além do Entorno Sul, ao Plano Piloto. As obras serão executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A expectativa é de que a construção do Expresso DF gere 6 mil empregos por ano e reduza o tempo de viagem de Gama/Santa Maria ao Plano Piloto de 90 minutos para 40 minutos. Vão trafegar em um corredor exclusivo e a expectativa é de que mais de 600 mil pessoas do Distrito Federal e Entorno Sul sejam beneficiadas. Os usuários chegarão ao Plano Piloto de forma rápida, em ônibus modernos, confortáveis e eficientes, com capacidade para até 160 passageiros (articulados) e 200 passageiros (bi-articulados).
“É um transporte seguro, confortável e rápido, que no horário de pico vai levar 20 mil passageiros por hora”, destacou o governador. “Estamos aqui não só fazendo o anúncio, mas começando de fato essa obra, que faz parte das intervenções para revolucionarmos o sistema de transporte no DF. Vamos fazer do transporte público o grande meio de locomoção no Distrito Federal. É um começo e ainda faremos muito por esse setor”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.
Estão previstas linhas de ônibus expressas (sem interrupções) e linhas com estações de embarque e desembarque, integradas ao Metrô-DF na Estação Terminal Asa Sul. O projeto compreende, além do corredor exclusivo, um centro de controle operacional, 15 estações, 15 passarelas e dois terminais.
![]() |
Linhas VLP - Gama DF. |
![]() |
Linhas de alimentação do VLP dentro do Gama - DF. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário