Eduardo Artico, bagarai.com
Financiar casa própria pela Caixa Econômica Federal é mais fácil do que você imagina. E não apenas pelo Feirão da Caixa, mas também pelas diversas opções de linhas de crédito.
O principal é ter disciplina e paciência para poupar dinheiro e tentar comprar o imóvel à vista ou na planta. Considerando-se os juros do financiamento, é muito mais negócio. Caso você não esteja nesse perfil, é necessário um planejamento consciente para quitar a dívida.
Analise as opções de financiamento
Sempre leve em consideração sua realidade financeira ao conhecer as regras e detalhes de cada modalidade de crédito. Especialistas recomendam que o financiamento de qualquer bem corresponda no máximo a 30% da renda líquida. Vale dizer que a Caixa somente disponibiliza crédito para faixas de renda a partir de três salários mínimos. Utilizando o simulador no site da Caixa fica mais simples escolher o financiamento mais adequado ao valor do imóvel e a sua renda mensal.
Cuidados essenciais
Planeje com antecedência: as prestações de um imóvel vão acompanha-lo durante muitos anos da sua vida. Não tome decisões precipitadas.
Não comprometa seu orçamento: a casa própria é um sonho, mas pode virar um pesadelo. Existem outras contas para pagar e o nome limpo é um patrimônio que deve ser mantido.
Diminua o valor do financiamento: dê a maior entrada possível e escolha o prazo mais curto para pagar o empréstimo.
Conheça os sistemas de amortização de juros: na Caixa, as parcelas são pagas pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) em que o saldo devedor é reembolsado em valores iguais com valor decrescente das prestações.
Tente liquidar antecipadamente: caso tenha condições, antecipe o pagamento. Você vai economizar e muito nos juros.
Usando seu FGTS
Você também pode resgatar o FGTS como forma de amortização dos juros: só é permitido quando o titular do contrato comprovar um período de trabalho de no mínimo 3 anos com carteira assinada.
Outras condições para a utilização do FGTS:
Ser brasileiro nato ou naturalizado, estrangeiros somente com visto permanente.
Ser maior de 18 anos ou emancipado.
Ter o nome limpo na praça.
Não ter recebido desconto pelo FGTS.
Não ser o comprador de outro imóvel com financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
A soma da sua idade e o prazo de pagamento não pode passar de 80 anos.
Para quem vai construir ou reformar
O CONSTRUCARD é mais uma facilidade da Caixa: logo após a assinatura do contrato de financiamento você vai receber um crédito para compra de material de construção com prazo de até 6 meses.
Dicas da Caixa para quem quer um imóvel novo
Visite o imóvel em diferentes horários observando as condições de iluminação e ventilação.
Conheça mais sobre os arredores conversando com alguns vizinhos.
Confirme a idoneidade da imobiliária e da construtora junto ao Cadastro de Reclamações ou ao PROCON.
Verifique se tudo que foi anunciado pela imobiliária foi realizado pela construtora.
Analise a documentação do imóvel e do vendedor e leia o contrato com muita atenção antes de assiná-lo.
Aguarde a aprovação da operação pela Caixa antes de fechar o negócio.
Dicas da Caixa para quem procura um imóvel usado
Fique atento ao estado de conservação do imóvel.
Abra todas as torneiras e verifique a pressão da água.
Acenda todas as luzes relatando qualquer problema elétrico.
Prefira imóveis localizados em áreas com boa infraestrutura: comércio, opções de transporte coletivo, colégios e faculdades, hospitais, entre outros.
Verifique a documentação do imóvel e do vendedor e analise cuidadosamente o contrato antes de assiná-lo. Se possível consulte um advogado de sua confiança.
Aguarde a aprovação da operação pela Caixa antes de fechar o negócio.
Hora de assinar o contrato
Depois de escolher o financiamento do imóvel usado, novo ou na planta, você poderá iniciar uma negociação direta com a construtora ou imobiliária. O processo de aprovação da compra começa após a visita técnica dos engenheiros da Caixa que vão avaliar a construção e todos os documentos do imóvel. Em seguida você acertará com o gerente o valor do financiamento e o prazo de pagamento.
O contrato será assinado na própria agência bancária e toda a documentação do imóvel ficará em nome da Caixa. Quando você quitar a dívida da casa ou apartamento a documentação passará para seu nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário