quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ceilândia DF



Ceilândia, Cidade da Gente

Ceilândia é uma Região Administrativa do Distrito Federal do Brasil, cidade-satélite situada a 26 quilômetros do Plano Piloto de Brasília através da Estrada Parque Ceilândia  (EPCL ou DF-095, popularmente conhecida como Via Estrutural), seguida pela BR-070, ou através da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). É a região administrativa com a maior população do Distrito Federal e tem como cidades vizinhas: Taguatinga, Samambaia, Brazlândia e entorno do DF, municípios goianos de Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto.


Um dos maiores símbolos da cidade é a Caixa d'Água, que fica no centro de Ceilândia. Também não se deve esquecer da Casa do Cantador, que promove anualmente o Encontro Nacional dos Cantadores Repentistas.
Mapa
História da cidade
1971 - Surgimento da Cidade
A cidade surgiu a partir da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que aconteceu em 27 de março de 1971 pelo governo local, e hoje é subdividida em diversos bairros como: Ceilândia Centro, Ceilândia Sul, Ceilândia Norte  (esses três primeiros, juntamente com parte da Guariroba, formavam o setor tradicional, cujo projeto original era em formato de barril), Guariroba (bairro), P Sul, P Norte, Setor O, Expansão do Setor O, QNQ,QNR, Setores de Indústria e de Materiais de Construção e parte do Incra (área rural da cidade). O Setor Privê, outro bairro da localidade, está em fase de legalização, assim como alguns condomínios como o Pôr do Sol e o Sol Nascente.
Foto


Ficha Técnica
Área Total:
230,30 km²


População:
Aprox. 600.000 habitantes


Fundação:
27 de março de 1971

Caixa d' água em Ceilândia

Ceilândia pode ter sua Caixa D´água tombada pelo GDF



Caixa D'água em construção / Foto: Divulgação


A Secretaria de Cultura do Distrito Federal vai dar início ao processo de tombamento da Caixa D´água de Ceilândia. O anúncio foi dado pelo Sub Secretário da Diretoria de Gestão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DIGEPHAC), José Delvinei Santos, logo após ter recebido uma carta do Fórum de Cultura de Ceilândia, solicitando uma ação de preservação e proteção do patrimônio.
De acordo com Delvinei, antes do Governador decretar o tombamento, uma série de processos devem ser instaurados. “Primeiramente, a DIGEPHAC fará uma pesquisa histórica, política e cultural do monumento. Depois de concluída, ela será analisada pelo Conselho de Cultura, que é o órgão responsável pela aprovação ou não do tombamento”, explicou.
O Subsecretário afirmou ainda que, apenas a carta enviada pelo Fórum Cultural de Ceilândia, não é o bastante para servir como prova da real importância do objeto. “No entanto, essa pesquisa será realizada e encaminhada ao Conselho de Cultura o mais breve possível”, encerrou.
De acordo com a carta, a Caixa D´água tem um valor histórico, cultural, arquitetônico e afetivo com todos os moradores ceilandenses. Roga também, o cuidado com local que não possui ainda nenhuma medida legal que a impeça de sua descaracterização ou demolição

Conheça também em Ceilândia Norte: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...