EVEN
Fundação: 2002 (fusão de empresas que atuam desde 1974)
Abertura de capital: 2006
Foco em empreendimentos residenciais para os públicos acessível, emergente, de classes média e média-alta e em projetos comerciais. Com a abertura de capital, em abril de 2007, a Companhia expandiu rapidamente seus negócios e promoveu uma diversificação geográfica que possibilitou sua presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A Even é resultado da união, em maio de 2002, entre a ABC Investimob e a Terepins e Kalili, empresas que desde 1974 trabalhavam em parceria, desenvolvendo empreendimentos nas áreas residencial, comercial e hoteleira.
Em 2006, a empresa virou sociedade anônima e realizou sua entrada na Bolsa de Valores (Bovespa) em março de 2007, incorporando fundos de investimento norte-americanos, ingleses e brasileiros.A empresa é detentora de uma marca para produtos mais acessíveis, chamada Open, além de sua empresa de vendas, a Even Vendas.

BROOKFIELDFundação: 1889
Abertura de capital: 2006
A Brookfield Incorporações é o resultado da integração entre três empresas, Brascan Residential, Company e MB Engenharia formam, agora, uma das líderes do setor imobiliário brasileiro.A Brookfield tem como principal acionista a Brookfield Asset Management, gestora global de ativos presente nos 5 continentes que mantém investimentos de mais de US$ 100 bilhões nos segmentos de energia renovável, infraestrutura e imobiliário.
Faz parte do Grupo Brookfield Brasil, que atua há 110 anos no Brasil e hoje mantém investidos nos setores de energia renovável, infraestrutura, agrícola, florestal, shopping centers e imobiliário. Seu portfólio de incorporações no País reúne mais de 2,8 milhões de m2 de áreas construídas e inclui a implantação de conceitos como o duplex, o loft, o condominium club e o mixed-use, fruto de sua característica busca pela inovação.
1970: Inicio das operações no mercado imobiliário
2006: IPO da empresa Brookfield Incorporações
1899: Inicio das atividades no Brasil com a empresa São Paulo Tramway, Light and Power
MRV
Fundação: 1979
Abertura de capital: 2007
1981 Início da expansão da empresa em Contagem, na Grande Belo Horizonte.
1995 Chega em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e em Americana - São Paulo.
1996 a 1998 A companhia passa a construir em mais de oito cidades paulistas.
1999 A empresa começou a atuar no Paraná, nas cidades de Curitiba e Londrina.
2000 Chega à Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, além de mais cinco cidades dos estados paulista e paranaense. Em 2001, a Companhia expandiu seus recursos à Brasília (DF), à capital Rio de Janeiro (RJ) e a São Bernardo (SP).
2003 e 2004 Mais três cidades paulistas foram incluídas pelo processo de expansão da MRV.
2006 Goiás passa a fazer parte da lista de estados com atuação da Empresa.
2007 Abertura de capital,
2008 A Empresa alcança três novas cidades nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.
2009 A construtora inicia seus lançamentos também em Pernambuco.Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV Engenharia é uma das maiores construtoras e incorporadora do país em seu segmento, além de ser a única que oferece casas e apartamentos em mais de 85 cidades do Brasil.Seu presidente e acionista majoritário é Rubens Menin Teixeira de Souza.
GOLDFARB
Fundação: 1952
A Goldfarb, grande empresa do mercado imobiliário, foi fundada em 1952, na cidade de São Paulo-SP, por quatro engenheiros recém-formados. Inicialmente recebeu o nome de Itapuã e tinha como objetivo a comercialização de materiais de construção e a realização de reformas e pequenas obras. Devido aos trabalhos bem-sucedidos nos anos anteriores, a companhia passou a construir escolas e obras públicas.
Com a chegada do Cinemacospe ao Brasil, em 1958, a Goldfarb desenvolveu um sistema exclusivo para a edificação de cinemas, construindo assim, inúmeras salas de projeção nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
A partir de 1964, com a criação do BNH, a Goldfarb iniciou a construção de apartamentos financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação. Nos anos 80, a Goldfarb expande mais uma vez e passa a dedicar-se à construção de moradias de médio e alto padrão, desde então, muitos prêmios como a maior incorporadora da cidade de São Paulo. Na década seguinte, lança o Plano Melhor, responsável por grandes transformações na época.
No ano 2000, em parceria com a Caixa Econômica Federal, criou o Goldfarb 2000, sistema revolucionário no mercado, em que as obras são entregues ao cliente em prazos recordes e com todas as garantias jurídicas. Já foram entregues 37.520 chaves aos compradores.
Em 2007, a empresa lançou 8.060 unidades. No ano seguinte, os novos empreendimentos e as vendas aumentaram. Atualmente, é uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil. Seu modelo de negócio é baseado em três pilares: foco no segmento de atuação (segmento econômico); padronização do processo de incorporação e construção com baixo custo operacional e verticalização da produção e comercialização (modelo próprio). Desde 2008, faz parte do Grupo PDG Realty.
TECNISA:
Fundação: 1977
Abertura de capital: 2007
Tudo começou no dia 22 de setembro de 1977, quando o então estudante de engenharia civil, Meyer Joseph Nigri, criou a TECNISA ENGENHARIA com o sonho de se transformar em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial brasileira. Neste mesmo ano lançou seu primeiro empreendimento: um edifício residencial em São Paulo.
Na década de 80, a empresa iniciou a adoção de inovações que marcariam a construção civil brasileira como o programa de redução e otimização de insumos em obras, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e impactando na redução de custos em relação à média do mercado das demais empresas do setor imobiliário. Além disso, a empresa sempre foi especializada em gestão financeira, o que lhe garantiu uma vantagem competitiva, produzindo resultados que a tornou uma empresa sólida e de credibilidade reconhecida junto a clientes. Nesta década a TECNISA lançou no mercado 17 empreendimentos, incluindo seu primeiro condomínio de casas na praia de Juquehy, litoral norte de São Paulo.
A partir de 1990, a TECNISA começou a ofertar ao mercado não apenas imóveis residenciais, mas também flats, apartamentos de quatro dormitórios e edifícios comerciais. Nesta década a TECNISA apresentou ao mercado, o conceito de grand space, onde edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a idéia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado. Também nesta década, pioneiramente, a empresa criou o conceito de roof top, que é o lazer na cobertura dos edifícios e não no térreo, como a maioria dos empreendimentos. Foi também a primeira empresa a entregar os empreendimentos com as áreas comuns equipadas e decoradas.
Nos últimos anos a TECNISA deu um grande salto em inovação, compreendendo as áreas de marketing, relacionamento com cliente, internet e responsabilidade social. Em 2000, foi a primeira empresa a realizar a venda de um empreendimento pela internet e hoje, é uma referência nacional na internet para venda de apartamentos, desenvolvendo grandes estratégias inovadoras de reconhecimento nacional e internacional: primeira a possuir uma equipe de corretores online, exclusiva para venda de apartamentos pela internet; primeira empresa brasileira a ter um Blog Corporativo, uma atitude corajosa e inovadora em termos de governança corporativa; primeira a proporcionar vídeo-atendimento na internet para seus futuros compradores; e primeira empresa no segmento a operar 24 horas ininterruptas para o atendimento a possíveis compradores.
Exatos 30 anos após a sua fundação, em 1º de fevereiro de 2007, a TECNISA passou a ser listada na BOVESPA como empresa de capital aberto e se inserindo entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil.Uma das mais recentes novidades da empresa ocorreu em 2010, quando iniciou a comercialização de sua linha de imóveis econômicos, batizada de TECNISA FLEX, com lançamentos nas cidades de Cotia e Carapicuíba. A TECNISA possui um departamento de projetos que acumula mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos imobiliários residenciais e comerciais. Estes projetos sempre estão em parceria com renomados arquitetos, paisagistas e decoradores.
ROSSI
Fundação: 1980
Abertura de capital: 1997
1980
Fundação da Rossi
Após gerir diferentes negócios, o Grupo Rossi inicia suas atividades no segmento da construção civil com foco em empreendimentos comerciais e residenciais.
1992
Criação do Plano 100
Foi a resposta criativa da Rossi para o problema de financiamento imobiliário que dificultava a aquisição de imóveis pela classe média. Cerca de 13.000 unidades foram entregues em todo o Brasil.
1996
Inauguração de Escritórios Regionais
Com o objetivo de se aproximar e conhecer as características e as necessidades de cada região, a Rossi inaugurou escritórios regionais em Campinas (1996), Porto Alegre (1999), Rio de Janeiro (2001), Belo Horizonte (2006) e Nordeste (2007).
1997
Emissão de ações
A Rossi captou US$100 milhões para expansão dos negócios ao emitir ações na BOVESPA e ADRs na Bolsa de Nova York.
2002
Diversificação de investimentos
Visando reforçar a atuação junto ao público de maior poder aquisitivo a Rossi adquiriu a América Properties, que construiu empreendimentos residenciais e comerciais de alto padrão.
2003
Segurança para investir e crescer
Ao captar R$80 milhões no mercado de capitais e aderir ao Nível 1 de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa da Bovespa, a Rossi assegurou o seu crescimento.
2006
Entrada no Novo Mercado da Bovespa
Com a entrada no Novo Mercado, a Rossi ampliou para 100% o Tag Along, oferecendo um maior grau de proteção e transparência para seus acionistas.
2007
Inauguração da regional Nordeste
Com sede em Fortaleza, Rossi inaugura nova regional para expandir atuação e atingir os Estados nordestinos.
Criação da Rossi Vendas
Equipe própria de vendas treinada periodicamente e alinhada com a Essência Rossi.
2008
Lançamento do projeto Identidade Rossi
Visando aumentar o valor estratégico da marca Rossi, a empresa redefiniu sua essência e reformulou sua identidade visual, alinhando a comunicação aos valores e atributos desejados para a marca.
Entrada no Índice Bovespa
As ações da Rossi passam a integrar a carteira do iBovespa. O Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro pois retrata o comportamento dos principais papéis negociados na BOVESPA.
2009
Lançamento do Rossi Ideal
Linha de produto voltada para o segmento econômico.
Expansão dos negócios
Oferta Pública Primária de ações com captação bruta de R$ 928 milhões.
2010
Inauguração da regional Paulistana
PDG:
Fundação: 2003
Abertura de capital: 2007
A PDG nasceu como uma área focada no ramo imobiliário em um banco de investimentos. Em 2006, tornou-se uma unidade de negócios independente. Com a abertura de capital em janeiro de 2007 e com o forte crescimento do mercado imobiliário brasileiro, ela adquiriu três grandes empresas: a Goldfarb, uma das maiores incorporadoras e construtoras focadas no segmento econômico do Brasil, a CHL, uma das construtoras e incorporadoras mais respeitadas do Rio de Janeiro e, posteriormente, em 2010, a AGRE, com capilaridade expressiva e forte presença em São Paulo e nas regiões Norte e Nordeste do país.
Presente em 17 estados, além do Distrito Federal, e mais de 100 cidades, e também o maior grupo das Américas do setor imobiliário em valor de mercado. Hoje (2011), ela é a única empresa imobiliária com capital 100% pulverizado e tem a maior participação do setor dentro do IBOVESPA. Nesses anos, ela já entregou cerca de 70 mil unidades.
RODOBENS:
Fundação: 1949 (ingresso no setor imobiliário em 1983)
Abertura de capital: 2007
início em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, em 1949, a partir de uma concessionária de caminhões e ônibus e do empreendedorismo de seu fundador, Waldemar de Oliveira Verdi.
No setor de veículos – no qual começou e cresceu – o Grupo possui a maior rede de concessionárias de caminhões Mercedes-Benz do Brasil, maior rede de concessionárias Toyota, além da liderança na distribuição de pneus de carga Michelin.
No setor imobiliário – no qual ingressou em 1983 – atua com a empresa Rodobens Negócios Imobiliários, uma das 10 maiores construtoras do País. Prioriza o desenvolvimento de cidades com população acima de 100 mil habitantes. Em 2007 ao abrir o capital da Rodobens Negócios Imobiliários, o Grupo dá um importante passo no desenvolvimento de suas operações neste setor.
Em 2010, foi criada a Rodobens Negócios e Soluções, com o objetivo de integrar os negócios automotivos e de soluções financeiras.
1983 – Nasce a Rodobens Engenharia (atual Rodobens Negócios Imobiliários);
1991 – Rodobens Consórcio lança primeiro plano de imóveis do País; Rodobens Negócios Imobiliários cria o Sistema Fácil, inaugurando uma nova forma de aquisição imobiliária no país por meio do autofinanciamento;
2005 – Rodobens Negócios Imobiliários lança conceito Terra Nova;
2007 – Rodobens Negócios Imobiliários realiza IPO e ingressa no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo.
2008 – Rodobens Negócios Imobiliários lança conceito Moradas – Empresa vence o Prêmio Máster Imobiliário/2008;
PLAENGE
Fundação: 1970
Surge em 31 de março de 1970, materializando o sonho de um jovem engenheiro de 30 anos. Em um escritório com alguns móveis e duas máquinas de escrever, a
Plaenge assume no mesmo ano seu primeiro contrato: a construção de uma gráfica em Londrina, no Paraná.
Com pouco mais de um ano de existência, a empresa obtém o contrato para execução da fábrica de Coca-Cola em Cambé, também no Paraná. O bom desempenho na obra possibilita a contratação da empresa para serviços na maioria das fábricas da Coca-Cola do Brasil a partir desta data:
1973: Mudança de escritório já com 30 funcionários.
1974: Constrói o Edifício Olga (seu 1º residencial), com 12 andares.
1993: Início de um amplo programa de informatização, sendo pioneira no segmento de construção civil em redes de micros, intranet e controle digital das informações.
1994: Assinatura do primeiro contrato no exterior, projetando e gerenciando fábricas da Coca-Cola na Venezuela.
1998: É constituído o Grupo Plaenge
2005: É entregue o centésimo empreendimento residencial da Plaenge.
2006: Grupo Plaenge toma a decisão de manter o capital fechado.
2010: Pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a pesquisa IBOPE, a Plaenge é a marca mais lembrada de Londrina/PR e também de todo o Estado do Paraná. E, pelo quinto ano consecutivo, a Plaenge recebe o prêmio Top of Mind como marca mais lembrada do Estado de Mato Grosso.
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