Brookfield Incorporações aposta em barracão ecológico para estimular consumo consciente
Ainda pouco comum no mercado imobiliário brasileiro, o conceito de barracão ecológico vem ganhando força nas obras da Brookfield Incorporações. A iniciativa faz parte do esforço da companhia em reduzir os impactos de seus negócios no meio ambiente.
Para abrigar as instalações do Brookfield Place, no Rio de Janeiro, a companhia pensou o projeto do barracão de forma que o local possa ser utilizado durante as diferentes fases de construção do empreendimento. Lá, o uso de recursos alternativos faz a diferença.
Além do bicicletário dos operários, o espaço é iluminado por lâmpadas fluorescentes, sendo que as telhas de fibra vegetal também garantem luz natural ao ambiente. A água dos chuveiros é aquecida por meio de placas que captam energia solar e, seu fluxo, controlado por um sistema de acionamento automático. Há ainda o reaproveitamento nos vasos sanitários de toda a água vinda dos lavatórios e dos chuveiros assim como da chuva.
“No total, estima-se uma economia de até 30% no consumo de energia elétrica e de água potável na ára de vivência da obra”, explica Carlos Éden, engenheiro e diretor de obras.
Segundo Éden, a proposta é replicar a experiência em otros canteiros da Brookfield Incorporações fazendo com que a companhia mantenha sempre os parâmetros de sustentabilidade e economia que foram construídos pela companhia.
Brookfield Inc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário